VOLTAR

Votorantim e governo de SP criam reserva ambiental

FSP, Mercado Aberto, p. B2
Autor: FRIAS, Maria Cristina
05 de Jun de 2012

Votorantim e governo de SP criam reserva ambiental

O governo do Estado de São Paulo e a Votorantim assinam hoje protocolo de intenções para a conservação de uma área de 35 mil hectares de mata atlântica primária no Vale do Ribeira (SP).
Na região, do tamanho de cerca de 70 mil campos de futebol e que passará a ser gerida de forma compartilhada, estão localizadas oito usinas hidrelétricas da Votorantim.
"Há 50 anos, o Dr. Antônio [Ermírio de Moraes] começou a manter essa área. Já tínhamos a consciência de que para preservar o recurso hidrelétrico, não bastava preservar só as margens, mas toda a floresta", diz José Ermírio de Moraes, presidente do conselho de administração.
"Sem isso, seria impossível manter essa vazão, muito importante para nós, e esse pulmão de mata primária, a duas horas de São Paulo."
O acordo prevê a preservação de espécies ameaçadas de extinção e a realização de estudos científicos.
"Algumas áreas estavam degeneradas pelo extrativismo do palmito, por exemplo. E leva 30, 40 anos para recuperá-las", diz Luís Ermírio de Moraes, membro do conselho.
"É raríssimo que um proprietário nos procure para um acordo assim. É uma área de grande importância. Vamos estudar a melhor saída jurídica para a reserva", diz o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

FSP, 05/06/2012, Mercado Aberto, p. B2

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/46949-mercado-aberto.shtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.