VOLTAR

Visita de índios surpreende crianças internadas no Rio com câncer

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Daisy Nascimento
08 de Out de 2005

As crianças atendidas pela Casa de Apoio à Criança com Câncer, localizada no bairro de Laranjeiras, receberam hoje a visita surpresa de oito índios, representantes dos povos Xavante, Karajá, Nambiquara, Krikati, Guarani e Pankararu. Os indígenas participam do projeto Rito de Passagem, que será realizado na próxima semana no Museu da República do Rio.

O projeto Rito de Passagem é promovido pelo Instituto das Tradições Indígenas, uma organização não-governamental criada e dirigida por representantes de várias etnias, com o objetivo de proteger, resgatar, divulgar e promover a cultura e o conhecimento dos povos indígenas do Brasil.

Durante a visita, os índios falaram sobre sua história, responderam perguntas, tiraram dúvidas e ensinaram às crianças vítimas de câncer alguns cantos e danças e a fazer pinturas corporais.

Para a coordenadora do projeto, Ângela Papione, o encontro com as crianças é uma forma de interagir das raças, além de incentivar o respeito às diferenças. "A gente quer poder formar pessoas mais conscientes", ressaltou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.