VOLTAR

Vírus da gripe A mata oito índios yanomami no sul da Venezuela

Globo Amazônia - http://migre.me/aMLU
Autor: Mariana Fontes
03 de Nov de 2009

Além das mortes, outras 17 infecções foram confirmadas, diz ministério.
ONG alerta para perigo de contágio aos indígenas brasileiros.

Mariana Fontes Do Globo Amazônia, em São Paulo

O vírus do tipo A (H1N1) está se espalhando pelo povo indígena yanomami, na Venezuela. Nos últimos 15 dias, oito índios morreram infectados pela gripe A e outros 17 casos da doença foram confirmados nas regiões amazônicas de Platanal e Ocamo, no sul do país. As informações são do Ministério do Poder Popular para os Povos Indígenas da Venezuela.

De acordo com o ministério, um batalhão de saúde comandado pela Presidência da República foi incumbido de combater o avanço da doença. Além dos 50 médicos que já trabalham na região amazônica, outros 50 teriam sido enviados ao local para atender os índios infectados. O governo informa, ainda, que o exército venezuelano está usando helicópteros para monitorar as comunidades próximas à região, de difícil acesso.

O Ministério para os Povos Indígenas não informou o número de casos suspeitos, mas, segundo a ONG brasileira Instituto Socioambiental (ISA), mais de 400 índios apresentam os sintomas da gripe. De acordo com Marcos Wesley, coordenador do projeto Isa Pró-Yanomami, os yanomamis têm baixa imunidade a doenças respiratórias, pois vivem isolados. Por isso, os casos de gripe costumam resultar em complicações mais graves.

Alta mobilidade

De acordo com o ISA, as notícias sobre uma forte epidemia de gripe na região amazônica da Venezuela estão sendo relatadas pelos yanomamis a seus parentes, que vivem na área fronteiriça do Brasil. Esses povos têm alta mobilidade entre si, o que facilitaria o contágio entre os índios venezuelanos e brasileiros.

No Brasil, os yanomamis estão concentrados nos estados de Roraima e do Amazonas, junto à fronteira com o sul da Venezuela. A proximidade entre as aldeias significa que a disseminação do vírus A (H1N1) na Venezuela pode resultar em uma infecção dos yanomamis brasileiros. Apesar disso, o Ministério da Saúde do Brasil afirma que ainda não tem informações sobre o contágio de índios brasileiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.