VOLTAR

Vinte e oito índios são aprovados no vestibular no Posto Indígena Dourados (MT)

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
20 de Dez de 2002

No ano de 2003, mais 28 índios do Posto Indígena Dourados (MT) estarão estudando no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), além dos 61 já matriculados. A UNIGRAN - única instituição de ensino superior do Mato Grosso a dar bolsas de 50% para indígenas - assinou em 1999 um convênio com a Funai e, desde então, os estudantes indígenas aprovados no seu vestibular ganham bolsas integrais de estudo, pagas pelas duas instituições.

Dos aprovados, 14 são Terena, 10 Guarani e quatro Kaiowá, e todos vieram de escolas públicas. Os cursos escolhidos são os mais diversos, como Fisioterapia, Direito, Biomedicina, Biologia, Letras, Educação Física, Nutrição, Pedagogia, entre outros. A Funai incentiva os estudantes desde o ensino médio fornecendo uniformes, transporte e material escolar.

Maria Telma Alencar Ohira, do Posto Indígena Dourados, informou que a desistência de estudantes indígenas na Unigran este ano diminui. De acordo com ela, a educação superior para a população indígena de Dourados é muito importante, pois "Dourados é uma aldeia de 10 mil índios a 5km de uma cidade de 200 mil habitantes. Além disso, existe uma rodovia que corta a aldeia. Os índios não têm mata e rios para sobreviver, por isso eles precisam concorrer com o branco no mercado de trabalho, de igual para igual".

O Posto Indígena de Dourados é o único em que vivem três etnias diferentes, Terena, Guarani e Kaiowá. A convivência com o branco lá é muito intensa, e os índios estão constantemente reivindicando mais espaço para poderem manter seus costumes e ter melhor qualidade de vida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.