VOLTAR

Villas diz que posseiros invadem terras do Xingu

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
24 de Abr de 1975

Parte do Parque Indígena Xingu está sendo tomada por posseiros e desmatamentos são recorrentes na parte sul do Parque (área que foi posteriormente anexada em decorrência da faixa perdida ao norte, com a construção da estrada Br - 080), segundo Orlando Villas Boas.

Orlando, sertanista e presidente do parque, preocupa-se com a situação dos Kayapó Metyktire (Txucarramãe), que ficaram separados do parque, devido a construção da BR 080. Ele pensa em uma maneira de criar uma reserva para proteger esses índios.

Cláudio e Orlando Villas Boas dizem que são contra qualquer projeto que acelere a integração do índio com o mundo do branco.

Apesar de terem trabalhado com muitos técnicos indigenistas não conseguiram formar uma equipe e agora, que vão aposentar, se preocupam com os rumos do Parque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.