VOLTAR

Vila Alter do Chão revive rituais indígenas no XXIII Festival Borari

G1 g1.globo.com
Autor: Fábio Cadete
07 de Jul de 2017

O evento tradicional da cultura santarena chega a sua 23ª edição. O Festival Borari começa na noite desta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. O evento que é organizado pela Associação Indígena Borari, terá danças folclóricas, representação de rituais, shows musicais e comidas típicas da região.

O Festival Borari começou a ser realizado na década de 90 e retrata a origem dos índios Borari, os primeiros habitantes da vila. Hoje, são os jovens que se empenham para fazer o resgate cultural do festival por meio de danças e preparo das comidas típicas dos Borari. "A programação está bem diversificada, rituais indígenas, danças folclóricas e shows musicais com bandas e artistas locais", explicou um dos organizadores do evento, Júlio Dias Borari.

Parte da programação é gratuita, porém o acesso aos shows musicais será cobrado a preço popular. "O Borari é um evento que tem portão aberto a todos os públicos, é gratuito. Apenas para as atrações musicais é que será cobrado um valor de R$10,00", explicou Júlio Dias Borari.

A atração da primeira noite de festival é Nelson Pancadão, com o ritmo de forró. A segunda noite terá duas apresentações: a banda Bagaceiros do Forró e a banda Ritmus. No último dia, domingo, a atração será o cantor Gui Estouradão.

O local do evento será o Galpão do Boto Cor de Rosa, localizado na Rua do Sol entre as Travessas Agostinho Lobato e Febrônio Batista Costa, na vila balneária de Alter do Chão.

PROGRAMAÇÃO DO XXIII FESTIVAL BORARI

DIA: 07/07/2017 (sexta-feira)
19h30 - Ritual de Abertura do XXIII Festival Borari
20h30 - Apresentação de Danças Folclóricas
23h30 -Show Musical Nelson Pancadão
03h30 - Encerramento

DIA: 08/07/2017(Sábado)

20h-Apresentação de Grupos Folclóricos de Carimbó
00h-Show Musical das Bandas: Ritmus e Bagaceiros do Forró
03h30 min-Encerramento.
DIA: 09/07/2017 (Domingo)
20h - Ritual de encerramento e apresentações de Quadrilhas
23h- Show Musical: Gui Estouradão
02h30 - Encerramento.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/vila-alter-do-chao-reviv…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.