VOLTAR

Vídeo mostra carro do ICMBio sendo bloqueado por manifestantes pró-garimpo ilegal no Pará

G1 - https://g1.globo.com/pa/para/noticia
12 de Abr de 2021

Vídeo mostra carro do ICMBio sendo bloqueado por manifestantes pró-garimpo ilegal no Pará
Protesto em Jacareacanga é contra ações de fiscalização ambiental na região, que vive conflito envolvendo terras indígenas.

Por Taymã Carneiro, G1 PA - Belém
12/04/2021

Um veículo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi bloqueado por manifestantes na entrada da cidade de Jacareacanga, sudoeste do Pará.

Vídeos que circulam nesta segunda (12) pelas redes sociais também mostram um protesto na cidade, contra uma ação de fiscalização de possíveis crimes ambientais dentro de terras indígenas na região (veja acima).

O Ministério Público Federal (MPF) disse que recebeu os vídeos e enviou ofício ao ICMBio e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), com pedido de informações sobre o ocorrido. O órgão quer saber se houve impedimento de fiscalização.

O G1 solicitou esclarecimentos ao ICMBio, à PRF e à Polícia Federal, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.

Segundo informações preliminares da Polícia local, o protesto reuniu garimpeiros e moradores contra a chegada de uma força-tarefa federal para fiscalizar o garimpo ilegal em terras indígenas.

A região de Jacareacanga, distante 1.735 km da capital Belém, vive uma situação de conflito entre apoiadores do garimpo ilegal e defensores das terras indígenas.

Por conta disso, o MPF vem fazendo pedidos à Justiça Federal para que forças federais sejam obrigadas a atuar com urgência para impedir ataque violento dos garimpeiros ilegais aos indígenas.

No dia 25 de março, a sede de uma associação de mulheres indígenas da etnia Munduruku foi atacada por garimpeiros e indígenas aliciados, segundo aponta o MPF. Uma campanha de arrecadação foi lançada para reconstruir o espaço. A ONU Direitos Humanos e ONU Mulheres pediu investigação sobre o caso.

Em agosto de 2020, uma ação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) chegou a ser interrompida, após visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da intervenção do Ministério da Defesa.

As circunstâncias da interrupção incluíram suspeitas de vazamento de informações sigilosas e transporte de garimpeiros em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O uso da aeronave também está sendo investigado em dois inquéritos do MPF.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/04/12/video-mostra-carro-do-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.