VOLTAR

Vídeo com exemplo de Araxá, MG, será exibido durante a Rio+20

G1 - http://g1.globo.com
05 de Jun de 2012

A implantação da coleta seletiva e reciclagem do lixo podem gerar aos municípios resultados que vão além da qualidade de vida da população. A experiência de Araxá, no Alto Paranaíba, será exibida em vídeo na exposição Multimeios, um dos espaços da Arena Socioambiental, evento que integra a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 deste mês.

No município com pouco mais de 93 mil habitantes a musica do caminhão de reciclagem é conhecida. "Quando ouço o caminhão já saio na rua e coloco o lixo. Eu separo o lixo doméstico, o de reciclagem e coloco na sacola prontinho", disse a dona de casa Cleusa Martins.

Segundo o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), o volume de material reciclado coletado na cidade alcança, em média, 150 toneladas por mês. Todo este material chega todos os meses a galpões de reciclagem, onde estão duas associações e uma cooperativa. "Quanto mais a população de Araxá separar o lixo, mais poderemos coletar, vai ter mais produção e emprego para todos os trabalhadores", comentou o reciclador Leandro Elias Vaz.

Na cidade, o lixo é visto como negócio. Segundo a presidente da Reciclara, Regina Aparecida Martins, eles estão entrando em um acordo com uma rede internacional e, assim que for aprovado, terão de vender material diretamente para a fábrica. "Assim melhorar mais para a gente", completou. Regina Aparecida é uma das que deixou o lixão da cidade com a promessa de que dias melhores viriam. E eles chegaram. Além da venda dos materiais, os recicladores recebem pela coleta, como prestadores de serviço.

O resultado final é o aterro sanitário, que hoje tem vida útil estimada em 20 anos. A mesma de quando ele foi inaugurado em 2008. Este bom exemplo da cidade será referência durante a Rio+20. Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) esteve em Araxá e filmou várias etapas do processo de coleta seletiva da cidade. Com o material eles fizeram um vídeo que será apresentado na Arena Socioambiental. As atividades na Arena ocorrerão de 16 a 22 de junho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O documentário de Araxá será exibido na Exposição Multimeios, um dos principais espaços da Arena, aberto à visitação do público.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/vide…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.