VOLTAR

VÍDEO: Casa de reza indígena é incendiada com crianças e idosos; liderança suspeita de ataque criminoso

G1 - https://g1.globo.com/
Autor: Rafaela Moreira
30 de Dez de 2021

Uma casa de reza da aldeia Aty Guasu, do povo Guarani Kaiowá, foi incendiada na madrugada de quarta-feira (29), no município de Douradina (MS). Lideranças indígenas, acreditam que o incêndio possa ter sido criminoso. (Veja vídeo acima)

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta de 1h enquanto três adolescentes e idosas dormiam no local. Todos conseguiriam sair às pressas, sem ferimentos.

Uma testemunha, de 45 anos, presenciou o crime junto a familiares, e relatou ter ouvido pessoas conversando no local, além de sentir o cheiro forte de gasolina e ouvir sons de disparo de arma de fogo. Em seguida, ele disse que o fogo começou a tomar conta da oca principal e consumiu toda a estrutura em poucos minutos.

A testemunha acredita que o crime teve motivações de intolerância religiosa. O espaço, que era de palha, ficou completamente destruído. Para os indígenas, o incêndio na casa de reza representa uma perda espiritual maior do que a perda material.

A Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu) publicou vídeo em que é possível verificar as chamas (assista no começo da matéria) e imagens de como ficou o local após o incêndio. De acordo com publicação em uma redes sociais, os líderes dos povos recebem, frequentemente, ameaças de morte e de incêndio aos espaços.

O espaço é patrimônio coletivo dos Guarani-Kaiowá e em 2021 foram incendiadas cinco 'oga pysy' - nome dado às casas de reza das etnias. Devido a isso, foi solicitado à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) esclarecimentos sobre os casos semelhantes que aconteceram neste ano.

Agora, moradores da comunidade pedem doação para reerguer a casa de reza e comprar alimentos e roupas. As doações podem ser enviadas no PIX: 557.639.601-49. O caso foi registrado pela Polícia Civil de Douradina, que agora investiga o caso.

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/12/30/video-cas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.