VOLTAR

Vida de índio no zoo de Sampa

Fundação Parque Zoológico de São Paulo - http://www.zoologico.sp.gov.br
30 de Mar de 2010

Espaço educativo "Abaré" estimula o respeito e a valorização do índio

A frase "Espaço Abaré, quem visita amigo é" já sugere um pouco a intenção da nova área de passeio no Zoológico de São Paulo. Abaré, em tupi, quer dizer amigo. E a proposta é justamente essa: criar um laço que estimule o respeito e a valorização do índio.

Isso porque a influência indígena está presente no cotidiano dos brasileiros, sem que as pessoas se dêem conta disso. Vários hábitos - como o uso de redes, esteiras e peneiras -, bem como algumas comidas imperdíveis (leia-se pipoca, tapioca, paçoca e mingau), derivam desta cultura. Isso sem falar de algumas palavras incorporadas ao nosso idioma, como tamanduá, anhangabaú, ceará e caatinga, entre outras.

A visita monitorada ao Espaço Abaré começa com a explicação de painéis que fazem uma breve introdução à temática indígena, da origem destes povos até seu panorama atual.

A exposição de artefatos criados por eles, dentro de uma oca, leva o visitante a conhecer um pouco mais do cotidiano dos índios, seus ritos e a relação com a natureza. Um dos pontos altos do passeio é uma pequena horta, que mostra a diversidade de plantas usadas pelos índios em várias frentes (na alimentação, na medicina, nos rituais e na extração de essências e tintas).

O roteiro ainda abrange os animais da fauna brasileira, cuja origem dos nomes é indígena, abordando suas características, relação com os índios e curiosidades. Entre eles estão o tamanduá-bandeira, o mutum, a arara, a anta, a jaguatirica, a onça pintada, a suçuarana, o lobo-guará, o jabuti, o macaco-barrigudo, entre outros. Ao final da visita ainda são contados, de forma interativa, mitos e lendas indígenas.

O Espaço é aberto ao público espontâneo nos fins de semana, sempre das 9h às 16h30, e também durante a semana (quando não houver agendamento de visitas). As sessões têm duração de 40 minutos e o local comporta, no máximo, 30 pessoas por apresentação. Informações e agendamentos: (0xx11) 5073-0811 - Ramal 2119 ou pelo e-mail visitas.monitoradas@zoologico.sp.gov.br.

http://eptv.globo.com/emissoras/emissoras_interna.aspx?293366

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.