VOLTAR

A vida de 3.700 indígenas está em risco, diz ganhador do Nobel da Paz

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br
12 de Mai de 2009

Em carta direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Adolfo Perez Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz, pede intervenção do Estado para acabar com a epidemia do vírus da hepatite tipos B e D que atinge os povos amazônicos do Vale do Javari (AM).

Segundo ele, a hepatite já matou um considerável número de índios das etnias Mayoruna, Marubo, Kanamari, Matis, Korubo e Kulina, que habitam num amplo território no extremo ocidental do Amazonas.

"Até o momento não há resposta do Ministro da Saúde e por esse motivo me dirijo à Vossa Excelência (Lula), recomendo sua intervenção a fim de determinar medidas com a urgência que o caso exige e que é dever das autoridades assumir e defender a saúde e a vida de 3.700 indígenas que vivem na região", diz Esquivel na carta.

Veja abaixo a carta na íntegra:

Sr. Presidente da República Federativa do Brasil
Luis Ignácio "Lula" da Silva

Receba o fraterno abraço solidário de Paz e Bem

No dia 25 de fevereiro do corrente ano, enviei uma carta urgente ao Sr. Ministro da Saúde do Brasil, Senhor José Lopes Temporão, preocupado com a grave situação que vive os povos amazônicos do Vale do Javari, afetado peço surgimento de focos de epidemia do vírus da hepatite tipos B e D, o que vem a se somar à outras formas de hepatites crônicas assim como vacinação e tratamento insuficiente, que denuncia uma situação de irregularidade por parte das autoridades sanitárias brasileira. Temos conhecimento de um considerável número de vítimas fatais entre os povos Mayoruna, Marubo, Kanamari, Matis, Korubo e Kulina, que habitam num amplo território no extremo ocidental do Amazonas e que as respostas para solucionar esta grave situação, não chegam às comunidades.

Até o momento não há resposta do Ministro da Saúde e por esse motivo me dirijo à Vossa Excelência, recomendo sua intervenção a fim de determinar medidas com a urgência que o caso exige e que é dever das autoridades assumir e defender a saúde e a vida de 3.700 indígenas que vivem na região e que 80% dessa população está contaminada com o vírus da hepatite, malária e outra doenças.

Esperamos que se resolva essa situação para o bem da saúde das comunidades e o respeito que elas merecem como cidadãos e cidadãs do Brasil.

Esperando sua resposta, reitero a fraterna saudação

Adolfo Perez Esquivel
Prêmio Nobel da Paz

Buenos Aires, 06 de março de 2009

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.