VOLTAR

Viagem terá como objetivo a realização de um inventário biológico na região do Rio Carabinani

www.fva.org.br
31 de Mai de 2007

Pesquisas fazem parte da elaboração do plano de manejo do PE. Rio Negro

O Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte foi criado em 1995 e situa-se a 170 km a noroeste de Manaus. Com uma área que corresponde a 146.028 ha., a região faz limite ao norte com o Parque Nacional do Jaú (PNJ), uma unidade de conservação (UC) de proteção integral criada em 1980 e considerada, atualmente, como sendo o maior Parque Nacional do Brasil, o segundo da América Latina e, em se tratando de florestas tropicais contínuas, o maior do mundo.

Com o objetivo de realizar um inventário biológico na região dos dois parques, a Fundação Vitória Amazônica (FVA), juntamente com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estarão realizando do dia 15 ao dia 30 de outubro deste ano, uma viagem ao Rio Carabinani, afluente do Jaú, limite norte com o Parque Estadual Rio Negro e limite sul com o PNJ. A viagem é necessária para um maior conhecimento sobre a fauna e flora da região, dados que serão importantes para o processo de elaboração do plano de manejo do PE Rio Negro.

Neste primeiro momento, será feita uma Avaliação Ecológica Rápida no PE Rio Negro que compreende nas seguintes etapas: difundir as informações básicas sobre como implementar a metologia AER; estabelecer o contexto no qual será aplicado a metodologia; difundir as informações básicas sobre a região de trabalho; e iniciar uma discussão técnica sobre os parâmetros mínimos dos inventários estruturados.

As estratégias para a formulação do plano de manejo também já foram planejadas. Segundo o pesquisador da FVA, Dr. Sérgio Borges, é importante que haja a participação de atores sociais que estão diretamente envolvidos no projeto, tais como, pesquisadores, moradores da região, agências ambientais, prefeituras, entre outros. A caracterização do meio físico e biótico, bem como os levantamentos sócio-econômicos e de uso de recursos também são tarefas a serem cumpridas para a elaboração do plano de manejo do Parque Estadual, afirmou Borges.

O projeto tem várias fases. A viagem ao Carabinani é a primeira e terá como finalidade apenas o inventário biológico. Mais duas viagens serão realizadas até a metade de 2005 para levantamento de dados sócio-econômicos. Estas percorrerão o Rio Puduari e a margem direita do Rio Negro (limite leste com o PE Rio Negro).

Concluídas as pesquisas de campo, inicia-se a fase de elaboração do plano de manejo. Reuniões com as comunidades, discussões sobre o zoneamento da área do parque (delimitações dos locais destinados à pesquisa e à visita pública), oficinas locais; estas ações deverão garantir um mapeamento participativo da região. Nesta etapa estarão presentes os representantes e líderes sociais, bem como prefeituras de municípios próximos da área (Barcelos e Novo Airão), associações de pescadores e as instituições envolvidas no projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.