VOLTAR

Vereador propõe extinção de área de proteção ambiental em Criciúma

NSC Total - https://www.nsctotal.com.br
Autor: Lariane Cagnini e Renan Medeiros
25 de Out de 2018

Vereador propõe extinção de área de proteção ambiental em Criciúma
25/10/2018 - 12h27 - Atualizada em: 25/10/2018 - 12h27

Por Lariane Cagnini e Renan Medeiros, interino*

O vereador Diego Goulart (DEM) apresentou um projeto de lei para extinguir a área de proteção ambiental (APA) nas localidades de Morro Albino e Morro Esteves, na parte mais ao sul de Criciúma. A APA foi criada em 1990 pelo então prefeito Altair Guidi, falecido neste ano.

O projeto está em fase inicial de tramitação. Ainda não foi discutido no Legislativo e não passou pelas comissões da Câmara. Segundo Goulart, a revogação tem por objetivo o desenvolvimento da região com a valorização da área e o fortalecimento da agricultura familiar.

- A área de preservação limita o desenvolvimento da região, que tem uma localização privilegiada e estratégica. A situação oferecida pela APA, além de coibir a agricultura local, impactou sobremaneira os preços e a comercialização dos imóveis - justificou o vereador.

Atualmente, a lei proíbe "atividade industrial degradante" e estabelece que todas as "atividades econômicas poluentes e que destruam a fauna e a flora" sejam precedidas de consulta a entidades ambientalistas e autorização, por escrito, de órgão ambiental. O objetivo, à época, era preservar nascentes que abastecem a região, a fauna e a vegetação nas sub-bacias do Rio Sangão e Rio dos Porcos.

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/lariane-cagnini/vereador-propoe-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.