VOLTAR

Veja fotos feitas por índios ashaninka, de uma aldeia na fronteira do Acre com o Peru

Globo https://oglobo.globo.com/
Autor: Emiliano Urbim
10 de Nov de 2018

Isolada em uma área remota entre Acre e Peru, a tribo ashaninka do Rio Amônia quer, justamente, aparecer mais. Suas lideranças veem na produção e difusão de fotos pela própria tribo uma ferramenta de comunicação, defesa de direitos e preservação de sua cultura .

Com este pensamento, os ashaninka buscaram o fotógrafo Pedro Kuperman para aprender seu ofício. Em parceria com o Instituto-E e a Unesco, ele tem desenvolvido oficinas de fotografia na tribo. A terceira delas, bancada com crowdfundinge participação de Jaqueline Todescato, foi em setembro - e o resultado você vê abaixo.

- O resultado disso a gente pode ver no futuro - diz Kuperman. - Eles poderão utilizar a fotografia como mais uma forma de expressão artística, entre as várias que possuem, como linguagem para representar sua cosmologia e mesmo como ferramenta de documentação e denúncia.

https://oglobo.globo.com/cultura/veja-fotos-feitas-por-indios-ashaninka…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.