VOLTAR

Variedades de pequi são tesouro genético guardado pelos índios kuikuros

Globo Amazônia - http://migre.me/g9mG
10 de Jan de 2010

Conheça a festa desta fruta feita pelos indígenas de MT.
Equipe do Globo Rural esteve por 10 dias em aldeia no Xingu.

Do Globo Amazônia, com informações do Globo Rural

Há centenas de anos, os índios kuikuros, selecionam espécies de pequi. A aldeia deles no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, tem um verdadeiro tesouro genético: são pequis gigantes, coloridos e sem espinho.

Para mostrar a festa da colheita que acontece sempre no final do ano, a equipe do Globo Rural passou dez dias na aldeia desses índios. A comemoração da colheita desse fruto é também uma homenagem ao beija-flor, pássaro que para os índios tem poderes sobrenaturais.

Agradar ao beija-flor é uma maneira de evitar doenças nas pessoas e também as pragas das lavouras. O final das festividades tem brincadeiras e muita dança.

Todas as crianças que nascem na aldeia kuikuro ganham de presente do pai um pomar de pequi. O plantio é feito durante a colheita. Assistindo o programa especial, você vai ver também como a internet e a TV estão penetrando na cultura milenar desses índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.