VOLTAR

Vanessa apoia carta dos governadores da Amazônia pela proteção ambiental

Agência Senado - https://www12.senado.gov.br/
02 de Jul de 2015

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou apoio aos governadores dos nove estados da Amazônia Legal que, reunidos no final de maio, assinaram a Carta de Cuiabá, com reivindicações visando a proteção ambiental e o uso adequado das riquezas da região.

A principal delas, segundo a senadora, é a autonomia para os estados amazônicos articularem a captação de recursos para o combate ao desmatamento e o desenvolvimento sustentável. Ela explicou que hoje a captação é feita pelo Fundo da Amazônia, que é operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e já recebeu cerca de R$ 2 bilhões em doações, especialmente da Noruega.

Vanessa Grazziotin explicou que, com a autonomia, os estados esperam captar mais recursos, inclusive por meio do programa internacional de compensações de países que poluem mais do que poderiam fazê-lo, o chamado REDD+. Ela explicou que o Brasil tem se posicionado contra esse programa, por entender que o pagamento de compensação pode até ser bom para o país, mas não vai reduzir a poluição no planeta. A senadora disse que apoia a reivindicação dos governadores para a adoção e utilização da estratégia REDD+.

- Queremos a regulamentação do REDD+ no âmbito internacional e no âmbito nacional. Nós, os estados da Amazônia, deveremos lutar para captar recursos, mas como um reconhecimento do serviço ambiental que prestamos não só ao Brasil e mas ao mundo inteiro e não a partir de uma estratégia que trabalhe a compensação - disse a senadora.

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/07/02/vanessa-grazzio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.