VOLTAR

Valmir Ribeiro lança livro sobre tartarugas da Amazônia

Agência de Noticias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br
Autor: Tatiana Campos
14 de Jun de 2011

A tartaruga da Amazônia. Este é o título do livro lançado no último sábado, 11, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, pelo produtor Walmir Ribeiro, profundo conhecer de quelônios e criador de gado há mais de 25 anos.

O lançamento aconteceu na Estância Terra, palco do projeto Tamazon, onde o produtor estudo a cria, recria e engorda das tartarugas e pretende repovoar os rios da Amazônia, a começar pelo rio Acre.

A tartaruga não faz mais parte dos rios acreanos, mas esta realidade pode ser modificada. "O estoque de tartarugas na natureza está prejudicado por conta da pesca predatória. Eu proponho aqui o repovoamento dos rios da Amazônia. O projeto Tamazon tem condições de produzir meio milhões de filhotes por ano. Respeitar o meio ambiente é devolver à natureza o seu estado de equilíbrio e nós precisamos fazer isso", disse.

O projeto Tamazon está registrado no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e tem pelo menos cem mil animais em idade reprodutiva. O livro é fruto de mais de duas décadas de estudo sobre as tartarugas da Amazônia. "Há muita literatura sobre peixes, gado. Mas há muito pouco escrito sobre tartarugas. Quisera eu ter uma obra como esta quando iniciei a criação, teria me ajudado bastante", disse o produtor.

O governador Tião Viana esteve presente no lançamento do livro, na sede do projeto. "Aqui tem dedicação, amor, sentimento de comunidade. Sei da dedicação do Valmir. A cada mil tartarugas que nascem nas beiras dos rios apenas uma sobrevive. Como é que nós, homens inteligentes, racionais, não soubemos preservar essa tartaruga e desmatamos os nossos rios?" disse.

Tião também anunciou que fará questão de acrescentar no acervo digital dos netbooks entregues pelo Governo aos alunos e professores do terceiro ano do ensino médio a obra A tartaruga da Amazônia. O governador também se comprometeu, junto ao prefeito Raimundo Angelim, buscar patrocínio para o crescimento do projeto Tamazon através da Petrobrás.

A promotora do Meio Ambiente, Mery Cristina, parabenizou o produtor pela iniciativa. "Precisamos dar atenção à natureza porque ela nos dá respostas. Claro, é preciso investimento, dedicação, mas é uma ação necessária".

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.