VOLTAR

Vale restaura e entrega ao Estado fazenda histórica que integrará o Parque do Sumidouro

De Fato Online - http://www.defatoonline.com.br/
Autor: Pedro Leopoldo
10 de Out de 2017

A empresa investiu mais de R$ 13 milhões na restauração do imóvel

A Vale restaurou e entregou ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), na última sexta-feira, 6 de outubro, uma fazenda com arquitetura colonial típica da Minas Gerais do século XIX. A Fazenda Samambaia, como é conhecida, fica no município de Pedro Leopoldo e é constituída por sede, curral, pátio de ordenha calçado e coberto, represa, moinho d´água, pontes e um aqueduto. A área da fazenda tem aproximadamente 500 hectares corresponde a um quarto da área do Parque Estadual do Sumidouro.

A empresa investiu mais de R$ 13 milhões apenas no projeto de restauração do imóvel, que buscou reavivar os aspectos culturais do patrimônio arquitetônico setecentista e estabelecer as melhores opções para preservar a identidade da edificação, incorporando alternativas para o uso atual.

A construção de núcleo quadrangular reflete em sua arquitetura a estética, funções sociais e modo de vida rural típico da região na época. Em sua fundação era utilizada para atividades agropecuárias, mas foi comprada pela empresa Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) em 1964, como parte de uma jazida de calcário. A mineradora foi posteriormente adquirida pela Vale.

"Temos uma média anual de 35 mil visitantes no Sumidouro e a fazenda Samambaia virá para ser mais uma atração. Este é um dia histórico para um lugar de tanta história e de tanta pré-história. Queria agradecer à Vale por essa parceria, que já vem de muito tempo", agradece o gerente do parque, Rogério Tavares Oliveira.

"Pela segunda vez neste ano nos juntamos ao IEF para uma importante entrega à comunidade. Em julho deste ano inauguramos o Centro de Visitantes do Parque Estadual Serra do Rola Moça, que está contribuindo para tornar aquela unidade de conservação ainda mais atrativa para conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Este casarão onde estamos, totalmente restaurado com recursos da Vale, terá bom uso pelas autoridades que cotidianamente trabalham em prol do meio ambiente", explica o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos, Lúcio Cavalli.

Parque Estadual do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em janeiro de 1980, com uma área total de 2.004 hectares, e está situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte, a cerca de 50 Km da capital mineira.

Caracterizado como Unidade de Proteção Integral, o parque tem o objetivo de promover a preservação ambiental e cultural, possibilitando atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo.

A unidade recebeu este nome devido à sua lagoa, que possui um ponto de drenagem das águas da bacia típica dos terrenos calcários. Trata-se de uma abertura natural para uma rede de galerias, por meio da qual um curso d´água penetra no subsolo denominado "sumidouro", termo que vem da palavra indígena "Anhanhonhacanhuva", que significa "água parada que some no buraco da terra".

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/10-10-2017/vale-restaur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.