VOLTAR

Vale não podia usar barragem, diz secretaria

OESP, Metrópole, p. A21
12 de Dez de 2015

Vale não podia usar barragem, diz secretaria

Leonardo AugustoESPECIAL PARA O ESTADOBELO HORIZONTE - O Estado de S.Paulo

A Secretaria do Meio Ambiente de Minas informou ontem que o transporte de rejeitos de minério de ferro da mina de Alegria, da Vale - controladora da Samarco -, para a barragem de Fundão não estava previsto no processo de licenciamento da represa. Conforme a pasta, o transporte podia ser feito desde que estivesse dentro dos autos de licenciamento.
Segundo a Vale, 5% dos 55 milhões de m³ de rejeitos de minério de ferro de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro, saíram da mina de Alegria. Segundo o Ministério Público Federal, o volume seria ainda maior, de 28%. Para justificar o transporte de rejeitos, a Vale apresentou contrato de 1989, entre a empresa Samitri e a Samarco, estabelecendo o envio do material. A duas empresas foram compradas pela Vale na década de 1990.
Corpo. Subiu para 16 o número de mortes confirmadas pelo rompimento da barragem de Fundão, no Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Segundo a Polícia Civil de Minas, o corpo achado ontem perto do distrito de Camargos, a 7 km do local do acidente, é de Antônio Prisco de Souza, de 74 anos, morador de Bento Rodrigues. O reconhecimento foi feito por familiares.
Com a identificação, cai para três o número de desaparecidos depois da tragédia.

OESP, 12/12/2015, Metrópole, p. A21

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,vale-nao-podia-usar-barragem--…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.