VOLTAR

Vale assina acordos

JB, Economia
25 de Mai de 2005

Vale assina acordos

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) ratificou ontem com as empresas sul-coreanas Posco e a Dongkuk Steel memorandos de entendimento para desenvolver novos estudos para a construção de usinas siderúrgicas no Brasil.
No caso do acordo feito com a Posco, firmou-se a intenção de construir uma planta siderúrgica integrada em São Luís, no Estado do Maranhão. As duas companhias, que estão concluindo os estudos de viabilidade, assinados em setembro de 2004, concordaram em continuar a avaliação e negociação para eventual criação de joint-venture para desenvolvimento do projeto, avaliado em US$ 2,5 bilhões. Se implementada, a usina terá capacidade de produção de até 7,5 milhões de toneladas anuais de placas de aço.
Já com a Dongkuk Steel , terceira maior empresa siderúrgica da Coréia do Sul, foi firmado memorando de entendimento visando a ratificar a intenção de construir a Usina Siderúrgica do Ceará.
A capacidade de produção da usina está estimada em 1,5 milhão de toneladas anuais de placas de aço. Outros parceiros do projeto são a empresa italiana de equipamentos Danieli, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Estado do Ceará e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
A Vale pretende gastar R$ 42 bilhões até 2010 para expandir projetos de minério de ferro, carvão, níquel e outros no mundo inteiro.

JB, 25/05/2005, Economia

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.