VOLTAR

Vacinação contra Aftosa começa amanhã

Alagoas 24 Horas
Autor: Danielle Silva
31 de Mar de 2008

Os criadores de bovinos e bubalinos do Estado de Alagoas devem ficar atentos para o início da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2008. A partir de amanhã estão liberadas para vendas nas casas de produtos agropecuários, a vacina. A abertura oficial, no entanto, ainda será definida.

A fase, que vai de 1o a 30 de abril, deve imunizar cerca de 1,12 milhão de animais, o que representa toda a população de bovinos e bubalinos do Estado. De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o Governo vai liberar 160 mil doses da vacina para os criadores de pequeno porte (criador de agricultura familiar, assentados, quilombolas e indígenas) com menos de dez cabeças de gado.

Além da vacinação, o criador precisa declarar a vacinação nos postos da Adeal localizados em 15 municípios. O prazo para a declaração é até 15 de maio. A multa para quem deixa de vacinar é de R$ 162 e para quem deixa de declarar chega a R$ 486.

A Adeal lembra que o objetivo da Campanha é tirar Alagoas da zona de risco desconhecido da febre aftosa. A vacinação é obrigatória e decisiva para melhorar o status sanitário animal do estado, que atualmente é considerado zona de risco desconhecido para a febre aftosa, o que prejudica a comercialização de animais e derivados.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, exige uma cobertura vacinal maior que 80%. Alagoas tem conseguido cumprir a meta. Nas duas etapas da campanha em 2007, realizadas em abril e outubro, os índices atingidos ficaram em torno de 93%.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.