VOLTAR

V Encontro Nacional continua a debater questões das Comunidades Indígenas

Site da Funai
Autor: .(Léia Metre).
17 de Out de 2002

Um painel sobre "A Atuação da Funasa e das Prestadoras de Saúde" abriu hoje o segundo dia do V Encontro Nacional 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de questões referentes às Comunidades Indígenas e Minorias. Os trabalhos prosseguem na parte da tarde com debates sobre "Indenização por Danos Ambientais, Morais e Culturais". O Chefe do Departamento do Patrimônio Indígena e Meio Ambiente - Depima, da Funai, Wagner Pereira Sena, participará do grupo que, durante duas horas, vai discutir procedimentos e metodologias para estabelecer uma indenização a ser paga por quem, direta ou indiretamente, causar danos ao meio ambiente, afetando a qualidade de vida das comunidades indígenas.

A partir das 16:30 horas serão iniciadas discussões sobre "Projetos de Auto-Sustentação. Participam, entre outros, o Coordenador do Programa Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas, Gersen Luciano Baniwa, e o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Funai, José Augusto Pereira.

Amanhã, último dia do encontro, promovido pelo Ministério Público Federal, será apresentado um painel sobre "A Educação na Visão dos Professores Indígenas". Na ocasião a Chefe do Departamento de Educação da Funai, Maria Helena Sousa da Silva Fialho, falará sobre políticas públicas de educação escolar indígena. O tema abrangerá definição, avaliação e implementação destas políticas em todas as regiões do País, tomando como base os objetivos e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/2001)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.