VOLTAR

Uso do volume morto pode ter afetado Rio Atibaia

OESP, Metrópole, p. A17
05 de Dez de 2014

Uso do volume morto pode ter afetado Rio Atibaia

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo

SOROCABA - A água que sai do Sistema Cantareira para o Rio Atibaia está chegando às estações de tratamento de cidades da região de Campinas com maior quantidade de minérios e poluentes. Em Atibaia, a cidade abastecida pelo rio que fica mais próxima da represa, os moradores reclamam do cheiro ruim e da cor amarelada. A água que sai das torneiras mancha as roupas e louças sanitárias. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) afirma que o problema decorre da estiagem e do uso do volume morto nas represas do Cantareira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para abastecer a Grande São Paulo.
De acordo com a autarquia, houve um aumento de minérios como o ferro e manganês na água do Rio Atibaia e, mesmo após o tratamento, o líquido às vezes apresenta alteração na cor. A água, que após o tratamento apresentava 5 uH - unidade que mede a coloração por minérios -, passou a apresentar até 11 uH. Ainda segundo o órgão, o problema se agravou depois que a Sabesp passou a operar a segunda cota do volume morto, no mês passado. Apesar disso, esclareceu o SAAE, a água está dentro dos limites de potabilidade estabelecidos pela legislação e não apresenta riscos. A Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde estabelece para cor o limite de 15 uH.
Em Campinas, que também capta água no Rio Atibaia, houve significativa piora na qualidade da água, porém, segundo a Sanasa, empresa de saneamento do município, o problema vem acontecendo desde que o rio teve a vazão diminuída por conta da crise hídrica. "Tivemos uma alta concentração de poluentes e baixa oxigenação da água, o que ocorre quando a vazão é baixa, afetando o tratamento", informou a empresa. Houve a necessidade de aumentar a diluição de produtos químicos durante o tratamento - a de cloro, por exemplo, foi aumentada em 500%.
A Sabesp informou que o monitoramento da qualidade da água do Cantareira é feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com a Cetesb, segundo os últimos dados do monitoramento da qualidade das águas desse manancial, que são de outubro, não há indicações de aumento de teores de ferro e manganês, não sendo possível fazer correlação entre esse fenômeno e o uso do volume morto das represas do sistema.
A análise das amostras coletadas em novembro, no entanto, só deverá ficar pronta em meados deste mês de dezembro. Segundo os técnicos da área de qualidade das águas da companhia, a alteração também pode ser consequência de outros fatores, como as últimas chuvas na região e as condições de operação da estação de tratamento.

OESP, 05/12/2014, Metrópole, p. A17

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,volume-morto-pode-ter-af…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.