VOLTAR

Usina divide índios de Mato Grosso e do Pará

OESP, Economia, p. B3
17 de Jun de 2010

Usina divide índios de Mato Grosso e do Pará
Maioria da população indígena da região, concentrada em quatro etnias, é contra o empreendimento; outras sete etnias estão a favor da construção

Fátima Lessa, Especial para o Estado, Cuiabá

Criticada por ambientalistas, representantes de movimentos sociais e lideranças indígenas, a Usina de Belo Monte também divide os povos indígenas de Mato Grosso e do Pará. Em reunião ocorrida em Altamira durante três dias (4,5 e 6 de junho), os ânimos ficaram exaltados. Segundo o cacique kaiapó Megaron Txcurramãe, sobrinho do cacique Raoni, das 11 etnias que participavam do encontro, 7 se declaram a favor da construção: xicrin do bacajá, assurini, kararaô, arawatê, arara do território indígena, laranjal, paracanã e xipaia.
Apenas 4 etnias reafirmaram a decisão de manter a resistência contra o empreendimento: kaiapós, juruna, arara de volta grande e tapaiúna, entre 7 mil e 8 mil pessoas.
Apesar da divisão, Megaron garante que os índios continuarão a luta porque os que são a favor são minoria, cerca de 2 mil a 3 mil pessoas. A reunião de Altamira foi encerrada com a decisão de que no fim de julho e início de agosto as etnias contrárias à construção da usina vão acampar na Volta Grande do Xingu, onde está prevista a construção do canal que deve expulsar, segundo previsões de estudiosos, pelo menos 2 mil famílias da região.
De acordo com Megaron, essas etnias já teriam fechado acordo com a Eletronorte. "Eles falaram que não iriam ficar contra a construção porque já tinham feito acordo com a Eletronorte. Eles estão recebendo combustível, cestas básicas e dinheiro para execução de projetos. Nós avisamos para os outros que vamos acampar e resistir e, ao que tudo indica, eles ficarão contra nós."
A Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, no Pará. Megaron disse que o Xingu nasce em Mato Grosso e a construção vai afetar "o rio em toda constituição e todos que dependem dele serão prejudicados". O rio, que tem 1,8 mil quilômetros, corta o Pará e deságua no Rio Amazonas.

OESP, 17/06/2010, Economia, p. B3

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100617/not_imp567834,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.