VOLTAR

UNIR sedia consulta regional para criação da Universidade Indígena

News Rondônia - https://newsrondonia.com.br
05 de Set de 2024

O evento acontece no Auditório Paulo Freire, no Campus de Porto Velho, das 8h às 18h.

Desde julho deste ano o Ministério da Educação (MEC) vem realizando seminários de consulta aos povos indígenas para a criação da Universidade Indígena. E a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promove neste dia 5 de setembro, a escuta regional dos estados de Rondônia e Acre. O evento acontece no Auditório Paulo Freire, no Campus de Porto Velho, das 8h às 18h.

O objetivo dos seminários é garantir a escuta dos povos indígenas, recebendo informações e análises de entidades indígenas e indigenistas, entidades públicas ou privadas e especialistas no tema para subsidiar a criação, implementação e organização da Universidade Indígena. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria no 350, de 15 de abril.

Universidade Indígena - A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, com recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e sua manutenção, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional.

O pedido foi apresentado nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (I e II Coneei), realizadas em 2009 e 2018. Essas são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e de espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena, em todas as esferas governamentais.

https://newsrondonia.com.br/educacao/2024/09/05/unir-sedia-consulta-reg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.