VOLTAR

Unidades sanitárias na Reserva Chico Mendes recebem inspeção

Página 20 - www.pagina20.com.br
Autor: Edmilson Ferreira
07 de Dez de 2008

O Governo do Acre e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) desenvolvem na Reserva Extrativista Chico Mendes o programa Melhorias Sanitárias Domiciliares, que constrói banheiros e instala bombas d´água em residência de trabalhadores vinculados ao projeto da Natex, a fábrica de preservativos de Xapuri.

Técnicos do Departamento de Águas e Saneamento (Deas) e da Funasa percorrem a Resex para verificar as condições das unidades sanitárias. Pelo menos 200 unidades estão sendo visitadas em 23 comunidades. A meta do Governo e da Funasa é construir novos banheiros, cuja manutenção deve ser dar em parceria com os beneficiários. Os banheiros começaram a ser construídos em 2002.

Melhorias sanitárias domiciliares são, segundo o Deas, tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio. Incluem a construção de módulos sanitários, banheiro, tanque séptico, sumidouro, tanque de lavar roupa e reservatório de água. Uma unidade chega a custar R$3 mil.

O trabalho na Reserva Chico Mendes é conduzido pelos técnicos Dário de Sá, secretário-executivo do Deas; Verônica Soares, do programa de Educação em Saúde de Xapuri; e Socorro Messias, assessora de planejamento do Deas. Na escola União, no Seringal Rio Branco, foi construída unidade dupla para atender à demanda. "Esse banheiro é muito bom. É fundamental para a higiene de todos", observou a professora Vanda Maciel.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.