VOLTAR

Unidade queima perto de Cáceres

Diário de Cuiabá
16 de Set de 2011

Usando como base a Fazenda Santo Antonio das Lendas, a 70 Km de Cáceres, brigadistas do Instituto Chico Mendes continuam na região de Morrinhos, no Pantanal, combatendo vários focos de incêndio, que começaram há mais de uma semana. O objetivo maior é preservar do fogo o ninhal "Presidente", área de pesquisas do Instituto. Até agora, segundo informou Jair João Mattia, chefe da Unidade de Conservação da Estação Ecológica do Taiamã, o ninhal não foi atingido.

O fogo que começou em direção à estação ecológica foi controlado, mas a vegetação voltou a queimar em sentido contrário, na direção de várias fazendas da região, o que exigiu o apoio de bombeiros militares e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O local é de difícil acesso, bem dentro do Pantanal, e não há comunicação da sede do Instituto em Cáceres com as equipes. O monitoramento do incêndio é feito através de imagens de satélite acessadas através do Inpe. "Só mesmo quando as equipes chegarem poderemos saber a extensão dos danos", completou o chefe da unidade.

A região é repleta de ninhos e habitat de animais silvestres. Por isso a estimativa é que muitos tenham morrido. Já se sabe também que grande parte da malha de vegetação foi queimada. Jair Mattia informou que as equipes só retornarão quando a situação estiver sob controle. "O fogo ainda é utilizado em algumas fazendas para manejo de pastagens.

Todos os anos, as aves aquáticas do Pantanal se reúnem numa determinada área para construir seus ninhos, formando grandes colônias de reprodução.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=399269

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.