VOLTAR

Unidade do ICMBio em Tocantins é ambiente propício para reprodução de patos mergulhões

ICMBio - www.icmbio.gov.br
19 de Out de 2009

Uma equipe da Estação Ecológica (Esec) Serra Geral do Tocantins, do Instituto Chico Mendes, acompanhou, entre os dias 10 e 12 de outubro, os pesquisadores da Naturatins (órgão estadual do Meio Ambiente do Tocantins), Marcelo Barbosa, e o professor da Universidade Federal do Tocantins, Renato Pinheiro, em expedição ao rio Novo. O objetivo era encontrar indivíduos da espécie pato mergulhão (Mergus octosetaceus).

Ao atravessarem cachoeiras e corredeiras do rio, sob a orientação do guia turístico e instrutor de rafting Valtécio Carvalho, a expedição detectou a presença de três casais e dois indivíduos da espécie, isolados dentro dos limites da Estação.

O Pato Mergulhão é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, que já ocorreu em toda América do Sul e Central. Hoje ele só pode ser encontrado no Brasil, Paraguai e Argentina, sendo que 250 indivíduos estão espalhados em todo o território nacional, o que apresenta o maior número de indivíduos da espécie.

Mesmo em uma de suas etapas iniciais, como projeto de pesquisa, o trabalho pioneiro dos pesquisadores Marcelo Barbosa e Renato Pinheiro pode levar ao aumento dessas estimativas. A expectativa dos pesquisadores é de que sejam encontrados novos exemplares dentro da Unidade de Conservação nas expedições futuras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.