g1 - https://g1.globo.com
03 de Out de 2024
O Centro de Convenções da Unicamp receberá, no dia 17 de outubro, às 9h, o evento "Vozes da Terra - Línguas Indígenas e Justiça Climática". Reunindo líderes indígenas de diferentes gerações, a discussão vai girar em torno de temas como preservação da língua e impactos da justiça climática.
O encontro contará com a presença de Txai Suruí, primeira de seu povo a cursar direito na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e única indígena e brasileira a discursar na Conferência da Cúpula do Clima, em 2021. Txai tem 27 anos e é fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia.
Cacique Raoni Metuktire também marca presença no Vozes da Terra. O líder do povo kaiapó, conhecido internacionalmente pela luta por direitos indígenas, deverá trazer a reflexão e o diálogo a respeito das mudanças climáticas.
Além disso, o indígena e professor Edson Kaiapó, de 52 anos, participará do encontro. Ele é historiador, ambientalista e atualmente ministra aulas no Instituto Federal da Bahia e pesquisador na McGill University, no Canadá.
O "Vozes da Terra - Línguas Indígenas e Justiça Climática" é um evento organizado pelo Grupo de Estudos de Línguas Indígenas (GELI), pelo IEL e pela União Plurinacional dos Estudantes Indígenas (UPEI).
Serviço
Vozes da Terra - Línguas Indígenas e Justiça Climática
Quando: 17 de outubro, quinta-feira, às 9h
Onde: Centro de Convenções da Unicamp
Entrada gratuita
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/03/evento-na-un…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.