VOLTAR

Unicamp aplica vestibular indígena 2020 para 1,6 mil candidatos neste domingo

G1 - https://g1.globo.com
01 de Dez de 2019

Exame será realizado em seis municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. Universidade oferece 96 vagas nesta edição; veja as orientações.

A Unicamp aplica na tarde deste domingo (1) o vestibular indígena 2020 para 1.675 candidatos em Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A orientação da universidade é para que os candidatos cheguem aos locais de prova às 12h (horário local), uma vez que o exame começa às 13h. São oferecidas 96 vagas - veja abaixo distribuição.

O processo seletivo teve a 1ª edição no ano passado e visa aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural na instituição. Com fase única, o exame tem redação e 50 questões de múltipla escolha:

Linguagens e códigos: 14 perguntas;
Ciências da Natureza: 12;
Matemática: 12;
Ciências Humanas: 12;

A prova tem duração de cinco horas. Clique aqui e consulte local de aplicação do processo seletivo.

"Ficam desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de redação - de um total de 25", diz a comissão.

Cursos mais procurados

Enfermagem: 398 inscritos
Farmácia: 165
Pedagogia: 103
Nutrição: 95
Administração: 88
Educação Física: 82
Ciências Biológicas: 55
Administração Pública: 49
Educação Física (noturno): 47
Engenharia Elétrica: 46

Exigências

A Comvest destacou que os candidatos devem levar, no dia da prova, a via original da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena ou uma cópia, junto com original, do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), conforme edital disponível na página da própria universidade.

O que levar para a prova?

Documento de identidade original indicado na inscrição;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
Uso de bermudas e vestimentas leves

O que NÃO pode levar?

Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.

No vestibular anterior, a Unicamp ofereceu aos candidatos 72 vagas e recebeu 610 inscrições. A prova abordou temas como preconceito e modernização dos povos indígenas e agradou aos candidatos.

Calendário

Segundo a comissão organizadora (Comvest), a divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e a lista de espera serão publicados no site dela em 6 de janeiro de 2020.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/12/01/unicamp-apli…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.