VOLTAR

UNFCCC: 75% das reservas de combustíveis fósseis não deveriam ser utilizadas

Instituto CarbonoBrasil - http://www.institutocarbonobrasil.org.br/
Autor: Jessica Lipinski
04 de Abr de 2014

A secretária-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres, afirmou nesta quinta-feira (3) que a indústria dos combustíveis fósseis deve buscar uma mudança drástica em direção a uma produção mais limpa, sustentável e de baixo carbono, acrescentando que, para isso, boa parte das reservas do setor deve permanecer intocada.

"A hora para experimentação, para mudanças marginais e para respostas condicionais acabou. Os combustíveis devem ser utilizados com moderação e responsabilidade. Três quartos das reservas de combustíveis fósseis precisam ficar no solo", observou a costarriquense em um discurso no encontro da Associação da Indústria Global de Petróleo e Gás para Questões Ambientais e Sociais (IPIECA).

Figueres lembrou que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) declarou recentemente que o mundo já queimou mais da metade do orçamento de carbono que precisa para ficar abaixo dos 2oC de aquecimento global.

"Temos que ficar dentro de uma quantidade finita e cumulativa de emissões de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Já usamos mais de metade desse orçamento", comentou a chefe climática.

Segundo o painel, 1,89 gigatonelada de CO2 foram emitidas entre o final do século XIX e 2011, e o total não deve passar de 3,01 gigatoneladas para ficarmos dentro do limite. Contudo, de acordo com cálculos da Bloomberg, com os atuais níveis de emissões, demorará apenas 32 anos para chegarmos a esse limiar.

Por isso, Figueres pediu à indústria fóssil uma transformação urgente, recordando que o IPCC alertou ainda nesta semana que as mudanças climáticas potencializadas pelos GEEs prejudicarão a produção de alimentos, o crescimento econômico e agravarão inclusive as causas de conflitos armados.

"Os riscos das mudanças climáticas são possivelmente tão incontroláveis que o mundo não tem outra opção além de enfrentar o desafio. Precisamos, e estamos sem dúvida indo em direção, a um mix energético novo e sustentável. O que é interessante é que a indústria de petróleo e gás pode realmente ser parte da solução. Na verdade, sugiro que a indústria de petróleo e gás se torne o líder que nos levará a um mix energético novo e sustentável", completou.

Mas dificilmente as reservas de combustíveis fósseis deixarão de ser utilizadas. No começo da semana, a ExxonMobil, principal empresa do setor petrolífero no mundo, apresentou uma série de relatórios minimizando as consequências da chamada "bolha de carbono". A companhia afirmou que todas as fontes de energia, incluindo os combustíveis fósseis, terão que ser explorados para suprir a crescente demanda mundial.

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias2/noticia=736809

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.