VOLTAR

Unemat confere grau a 33 acadêmicos indígenas

Governo do Estado do Mato Grosso - http://www.mt.gov.br/
Autor: Lygia Lima
13 de Jul de 2012

Indígenas de 11 etnias de Mato Grosso receberam, na manhã desta sexta-feira (13.07), o diploma de nível superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A cerimônia de Colação de Grau foi presidida pelo reitor Adriano Silva e contou com diversas autoridades civis, acadêmicas e indígenas e foi realizada na Escola Estadual Alfredo José da Silva, em Barra do Bugres.

Ao todo, 33 acadêmicos terminaram os cursos de licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática, em Ciências Sociais e em Línguas, Artes e Literatura. Esta é a terceira turma formada pela Unemat, que tem a Faculdade Indígena Intercultural com cursos específicos e diferenciados para atender a demanda dos povos indígenas.

O reitor da Unemat, Adriano Silva, destacou o pioneirismo da Universidade e o compromisso da instituição em ofertar e estruturar a Faculdade Indígena Intercultural, a fim de propiciar uma formação de qualidade tanto em nível de graduação como também em cursos de pós-graduações. "Temos sim que continuar com esse projeto que tem dado tanto resultado, que é a formação dos povos indígenas, e garantir cada vez mais a estrutura tanto pedagógica e também física", disse.

Adriano Silva lembrou ainda o compromisso dos indígenas com as suas comunidades, que devem retornar para as suas comunidades o que aprenderam. Ele também lembrou que a evasão na faculdade é bastante pequena. "Nós começamos com 40 acadêmicos há cinco anos, somente cinco desistiram da faculdade e outros dois faleceram durante o processo de formação", disse.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, que na solenidade representou o governador Silval Barbosa e o vice-governador Chico Daltro, também reafirmou o compromisso com a educação indígena. Segundo ela, até o final deste ano, o governo do Estado estará liberando recursos para a construção do prédio da Faculdade Indígena, de modo a garantir a estrutura física para o funcionamento dos cursos oferecidos pela Unemat.

Para o diretor da Faculdade Indígena Intercultural, Elias Januário, a proposta da Unemat para a educação superior indígena busca propiciar uma formação intercultural, onde são transmitidos conhecimentos novos sem que os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas sejam esquecidos.

O formando Koria Tapirapé destacou a importância da formação oferecida pela Unemat por unir conhecimentos que fortalecem as diferentes culturas. Esse também é o principal ponto destacado pela formanda Cristina Leite Tucumã, da etnia Apiaká. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos durante a formação têm permitido o resgate de valores culturais.

Entre os homenageados das turmas esteve presente o líder indígena Megaron Txucarramãe, da etnia Mebêngôkre/Kayapó, que se emocionou ao lembrar os primeiros formandos desta etnia em um curso superior, entre eles um filho seu. Segundo o líder indígena, é fundamental que os índios tenham a oportunidade de aprender os conhecimentos do não-índio para que eles tenham a chance de aplicar esses conhecimentos na preservação dos costumes, tradições e culturas. Megaron disse diretamente aos indígenas que estão em formação: "Parentes, continuem, não desistam, não desanimem, vocês tem que aprender o conhecimento do homem branco, nós temos que continuar com nossos costumes".

A colação de grau contou também com apresentações de danças tradicionais, como a "Dança do Bate Pau", apresentada pelos Terena, que representa o agradecimento dos guerreiros terena após a luta. Também foi apresentada a "Dança da Festa da Mandioca", pelos Mebêngôkre, que é apresentada para toda a aldeia durante a cerimônia em que as crianças recebem seu nome.

Sobre a Faculdade: O projeto pioneiro iniciou em julho de 2000 e já formou 276 acadêmicos das turmas de 2006 e 2009, além de ter proporcionado cursos de pós-graduação para 94 acadêmicos, sendo desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres. A execução dos cursos é feita por meio de parcerias desenvolvidas com a Fundação Nacional do Indio (Funai), Governo de Mato Grosso por meio da Seduc, Secitec e também pela Prefeitura de Barra do Bugres.

http://www.mt.gov.br/conteudo.php?sid=171&cid=77632&

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.