VOLTAR

UnB possui Centro de Convivência Especial para Indígenas

Quero bolsa https://querobolsa.com.br/
31 de Ago de 2018

A questão indígena é um ponto importante na Universidade de Brasília (UnB) com a Maloca, um Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas.

Inaugurado em 2014, o espaço carrega o objetivo de proporcionar um convívio maior entre os estudantes indígenas.

O que é a Maloca
A Maloca tem a marca de cada estudante, pois cada um deixa seu pedaço ali. Ela possui laboratórios de informática, sala de estudo individual e em grupo, promove oficinas de artesanato, conto, palestras, dança e música indígena.

"A Maloca representa muito para a gente, pois é onde os estudantes indígenas se encontram para socialização, eventos culturais e debates políticos da UnB, o que se torna bastante importante para a vida acadêmica dos povos. O espaço é bem localizado e possui um tamanho adequado para as reuniões de coletivo, onde também fica uma coordenação voltada para os estudantes indígenas", conta Leandro Ferreira Benedito, do povo Tupinikim, estudante de Medicina.

Coquei
A UnB conta também com uma Coordenação da Questão Indígena (Coquei), da Diretoria da Diversidade (DIV), que acompanha e auxilia os alunos em suas necessidades.

As ações e os projetos dessa coordenação são de:

Reuniões com os professores e coordenadores dos cursos que possui estudantes indígenas;
Acolhimento de estudante indígenas;
Atendimento psicopedagógico;
Reuniões sobre diferentes pautas dos estudantes indígenas;
Socialização dentro do espaço para promoção de atividades com temáticas indígenas;
Atendimento individual;
Processo de reintegração de aluno da UnB.
A Coquei fica localizada no campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), dentro da Maloca.

https://querobolsa.com.br/revista/unb-possui-centro-de-convivencia-espe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.