VOLTAR

Uma saída sem trauma

Brasil Norte-Boa Vista-RR
27 de Fev de 2003

O líder do PPS no Senado, Mozarildo Cavacanti saiu de uma reunião com o Chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu, convencido de que existirá uma saída menos traumática para a questão de Raposa Serra do sol.
"Percebi que o Palácio do Planalto está bem antenado, bem provido de todas as informações sobre situação de Roraima, principalmente no que diz respeito a área pretendida pela Funai", disse.
Mozarildo conversou com Dirceu no próprio Senado, durante audiência com lideranças partidárias aproveitou a ocasião para relatar essa balbúrdia que se transformou Roraima, vítima de tantas demarcações de reservas indígenas. E entregou ao ministro o parecer do ministro Nelson Jobim que, a ser ver, é o que atende todas as partes envolvidas na questão sem deixa de contemplar ninguém.
Agora se o governo quiser se imiscuir da pressão, há um remédio sendo elaborado: uma Proposta de Emendas Constitucional (PEC), de autoria de Mozarildo, em que remete ao Senado a discussão e autorização para novas demarcações em todo o país.
- Acredito que só através do debate seriam eliminadas todas as distorções que ocorrem sempre na hora de delimitar uma área.
O senador informou que a pedido do governador Flamarion Portela, já foi agendada uma reunião com José Dirceu e a bancada roraimense, para logo depois do carnaval, onde a questão de Raposa será o foco principal da discussão.

Apetite de leão
Não é só a área de Raposa que está sendo reivindicada pela Funai em Roraima.
Existem outras cinco emponto de bala para ser homologadas.
- Wai Wai, Jacamim, Muriru, Boqueirão e Moscou.

O SENADOR Mozarildo se confessou mais otimista depois do encontro com Dirceu. "Acho que não haverá demarcação de Raposa sem antes haver uma ampla discussão com todos os seguimentos envolvidos".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.