VOLTAR

Um tesouro no fundo do mar do Caribe

O Globo, Ciência e Vida, p. 30
15 de Fev de 2006

Um tesouro no fundo do mar do Caribe

Uma expedição ao fundo do mar do Caribe mostrou que nem é preciso se aventurar muito longe para se surpreender com a biodiversidade desconhecida dos oceanos. Uma equipe internacional de pesquisa coordenada pela ONG Conservação Internacional descobriu em apenas duas semanas dezenas de espécies novas de peixes, invertebrados marinhos e algas no Banco de Saba, uma montanha submarina, que forma o terceiro maior atol do mundo. Segundo os cientistas, Saba abriga algumas das impressionantes taxas de biodiversidade marinha do Caribe.
O Banco de Saba fica nas Antilhas Holandesas, cerca de 250 quilômetros a sudeste de Porto Rico. Suas águas foram bem menos exploradas que a maior parte do Caribe.
- A cada dia descobríamos espécies novas - disse Michael Smith, diretor da Iniciativa para a Biodiversidade Caribenha da Conservação Internacional.
Segundo Mark Littler, botânico marinho do Museu de História Natural do Smithsonian Institution, o Banco de Saba é a área mais rica em algas do Caribe. A região, porém, é ameaçada pela exploração de petróleo nas imediações do atol.

O Globo, 15/02/2006, Ciência e Vida, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.