VOLTAR

Um podcast para dar voz à cultura indígena

Revolution Club - https://revolution.club
08 de Nov de 2021

Um podcast para dar voz à cultura indígena

Data 8 de novembro de 2021
Postado por Revolution

"Parente" é como um indígena brasileiro chama o outro, mesmo que não seja da mesma tribo. Daí a escolha do nome "Papo de Parente" para uma boa novidade na mídia nacional: um podcast indígena, comandado pelos influenciadores Célia Xacriabá e Tokumã Pataxó. Não que o programa veiculado na Globoplay seja destinado apenas a "parentes". Longe disso. O objetivo é justamente levar a cultura dos povos da floresta a um universo mais amplo.
"Papo de Parente" é o primeiro podcast indígena destinado ao povo brasileiro em geral. Anuncia-se como um programa "para indigenizar o Brasil" e para "romper fronteiras entre povos indígenas e a sociedade brasileira". A cada semana, convidados ilustres trazem dúvidas e perguntas à educadora e ativista Célia. Caetano Veloso, Letícia Sabatella, Lenine, Pedro Luiz e o DJ Alok já passaram por ali.
As conversas bem-humoradas e educativas giram em torno de assuntos tão diversos quanto arte, culinária, política, agricultura e medicina. E, sim, abordam também temas como resistência indígena e histórias dos povos nativos. Por meio de filosofia e conhecimentos ancestrais e atuais, Célia pretende que os ouvintes entendam melhor os indígenas do século 21. Mas uma lição básica é a de que "antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar".
"Somos 5% da população do mundo, mas protegemos em torno de 83% da biodiversidade", disse Célia à Globo. "Demarcar território não é um bem somente prestado à nós, povos indígenas. Mas queremos também demarcar múltiplos territórios, o território do pensar, o território do narrar. Nós precisamos descolonizar o pensamento e a escuta. Então vamos descolonizar a partir do ouvido? Vamos fazer escuta sensível?"
Já o comunicador e estudante de gastronomia Tukumã Pataxó lidera o quadro "Receitas da Terra", em que apresenta a culinária indígena. "Temos mais de trezentos povos dentro do Brasil", comentou ele. "Só dentro do meu povo existe uma gastronomia diversa, e de aldeia em aldeia já muda alguma coisa. Então, imagine o quanto é rica a culinária tradicional brasileira. Falta a gente poder apresentar isso para o mundo."

'DIFERENÇA NUNCA FOI PROBLEMA, O PROBLEMA É A INDIFERENÇA'
O programa é editado por Cristian Wariu, do povo Xavante. Wariu já editou e apresentou "Copiô, Parente?!", podcast do Instituto Socioambiental direcionado a povos indígenas - e que inspirou "Papo de Parente". A realização é da produtora Vem de Áudio, de Letícia Leite, que há dez anos cobre temas indígenas e esteve à frente de "Copiô, Parente?!".
"Papo de Parente" terá pelo menos duas temporadas, cada uma com quatro episódios. A primeira tem como tema "Identidades" e a segunda, "Curas". Sobre a experiência de participar do podcast, Tukumã Pataxó declarou:
"A comunicação e ser comunicador indígena é superimportante porque a gente está mostrando nosso olhar como indígena para pessoas que muitas vezes não têm o conhecimento, que conhecem só por série, livro, desenho ou filme. Então estamos mostrando pelo nosso olhar, pela nossa vivência e nossa cultura o que realmente é verdade ou não."
Para Célia, a ideia passa por uma reconexão com outras línguas e linguagens, bem como com a terra, "porque já que a terra é mãe, aquele que não entende o seu chamado certamente terá alguma dificuldade em escutar outras pessoas". Ela afirmou ainda: "A diferença para nós nunca foi problema, o problema é a indiferença, que mata toda a nossa forma de ser e principalmente a nossa identidade. Vamos ser parente, Brasil? A humanidade está precisando retomar o ser parente."

https://revolution.club/um-podcast-para-dar-voz-a-cultura-indigena/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.