VOLTAR

Um Patrimônio Verde chamado PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA

Portal do Meio Ambiente/REBIA - www.portaldomeioambiente.org.br
Autor: Marcio Luiz dos Santos Pereira
14 de Dez de 2009

O Parque Estadual da Pedra Branca com sede no Bairro de Jacarepaguá na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro é um verdadeiro patrimônio ambiental do Brasil que precisa ser preservado para as atuais e futuras gerações.

O Parque Estadual da Pedra Branca é um importante ecossistema na qual protege remanescentes da Mata Atlântica e da história do Rio de Janeiro.

O Parque Estadual da Pedra Branca fundado em 1974 ocupa uma extensa e valiosa área de 12.500 hectares, sendo a maior unidade de conservação do município. Abrange as encostas do Maciço da Pedra Branca acima da cota de altitude de 100 metros. No parque, situa-se o ponto culminante do município, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros.

Na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro importantes Associações Civis Ambientalistas como as Ongs S.O.S Floresta da Pedra Branca, a UZINA ECO ARTE e o GRUDE há mais de 10 anos vem lutando e promovendo ações em defesa da preservação do maior Patrimônio dos Bairros da Zona Oeste de Jacarepaguá, Bangu e de Realengo.

Mas nem tudo são flores ou poesia ecológica na unidade de conservação do município do Rio de Janeiro.

Infelizmente o Parque Estadual da Pedra Branca vem sendo vitima há décadas do crescimento desordenado como ocupação ilegal e favelização já amplamente denunciadas há anos pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da ALERJ(CDMA -Alerj) tanto pelo Ex Presidente o Deputado Estadual licenciado o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc quanto pelo atual Deputado Estadual Andre Lazaroni.

O Colégio Estadual Brigadeiro Shorcht de Jacarepaguá é palco há anos de diversas Palestras e Debates promovidas pela Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE cujo um dos temas principal é justamente a elaboração de ações de preservação e proteção do Parque Estadual da Pedra Branca na qual já teve a participação de importantes defensores do Meio Ambiente como o Ecologista Sergio Ricardo de Lima, o Ambientalista Marcelinho Pedra Branca, o atual Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, o Lider Comunitario Rodolfo Afonso e o Advogado Ambientalista Luiz Otavio entre outros defensores do Meio Ambiente e coordenados pela Educadora Ambiental Vania Afonso e pelo Ambientalista Marcio Luiz.

É importante também registrar a valiosa contribuição do Jornal do Meio Ambiente do excelente Jornalista e Ambientalista Vilmar Berna na qual desde a sua fundação vem dedicando suas paginas na defesa da proteção da Floresta da Pedra Branca.

Atenciosamente,

Ambientalista e Ex Lider Estudantil Marcio Luiz

Vice Presidente da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE
Ex Diretor da AMES RJ(Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro)
Ex Diretor da FESN(Federação dos Estudantes Secundarios de Niterói)

e-mail:
uzina-ecoarte@ig.com.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.