VOLTAR

Um parabéns com muito trabalho

OEco - http://www.oeco.com.br
Autor: Felipe Lobo Barroca
22 de Jul de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. Desta vez, o Plano de Revitalização desta que é uma das mais conhecidas e importantes unidades de conservação do país, por estar em meio à capital do estado fluminense, foi incorporado ao processo e inclui melhorias na infra-estrutura a serem realizadas até dezembro de 2013.

As áreas destacadas pelo acordo são: fiscalização e monitoramente, controle de queimadas, administração, uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo dos recursos naturais, vigilância, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente e há um espaço aberto para outras que sejam definidas pelas partes envolvidas ao longo dos anos.

Com um escopo tão amplo, fez-se necessário criar um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão com a incumbência de monitorar a execução do plano de trabalho. Em 30 dias uma portaria será publicada para indicar os membros do grupo. Um dos primeiros pontos a receberem atenção será o Complexo Paineiras, que receberá estacionamento e melhoria no fluxo rodoviário, além de estruturas de apoio à visitação.

Vale ressaltar que o Parque Nacional da Tijuca - que mereceu uma bela crônica de Pedro da Cunha e Menezes sobre o seu reflorestamento e em homenagem ao aniversário, celebrado neste dia 20 de julho - é um dos mais visitados de todo o país. Isto acontece muito em função da Pedra da Gávea, Pedra Bonita (com sua pista de vôo livre) e, claro, a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

Entre os que assinaram o acordo, estão: governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e a Empresa Municipal de Vigilância S.A.. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, também fazem parte.

http://www.oeco.com.br/noticias/25204-um-parabens-com-muito-trabalho

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.