VOLTAR

Um Bilhão de Árvores é discutido na Semana do Meio Ambiente

SEMA/PA - www.sema.pa.gov.br
Autor: Luciana Almeida
01 de Jun de 2010

Perguntas sobre o Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, do governo do Pará, foram respondidas pelo Secretário de Meio Ambiente do Estado, Aníbal Picanço, na manhã desta segunda-feira, 31, durante programação da Semana do Meio Ambiente, realizada na sede do Banco da Amazônia (Basa) em Belém.

Depois de listar várias ações realizadas pela Sema para o desenvolvimento sustentável do Pará, o Secretário esclareceu às mais de 100 pessoas presentes no evento, que o Um Bilhão não objetiva o plantio de árvores pelo próprio Estado. "O programa garante o incentivo a pequenos, médios e grandes produtores no reflorestamento de suas reservas florestais", explica Picanço.

O titular da Sema afirmou ainda que as críticas ao programa, que estaria autorizando o plantio de espécies exóticas em detrimento das nativas, são baseadas em informações incompletas. "As pessoas desconhecem que a plantação de exóticas está prevista no código florestal, e tem crescimento e corte rápidos. Depois de suprimidas, somente as nativas devem ser plantadas na área. Então, ao final de 30 anos, todas as propriedades terão obrigatoriamente seu reflorestamento apenas com espécies nativas", esclarece.

Ainda na mesa redonda, em que estiveram presentes a coordenadora do Pará Rural, da Secretaria de Projetos Estratégicos, e o superintendente regional do Banco da Amazônia, o Secretário da Sema falou da importância de não haver apenas ações de comando e controle no Estado no combate ao desmatamento ilegal. "Quando estive à frente do Ibama, fechamos várias serrarias em dois dias, mas não é em dois dias que conseguimos implantar infraestrutura. Precisamos garantir políticas públicas à população para que haja desenvolvimento social", disse.

Ele citou ainda as ações que a Sema encabeça a exemplo do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), que prevê 52 ações que incentivam o desenvolvimento responsável no Pará, sem que haja desmatamento ilegal.

Atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, estão sendo realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado desde o dia 27 de maio. Caminhadas ecológicas, distribuição de mudas e outras ações de educação ambiental estão previstas na programação dirigida a toda a sociedade paraense, que se entende até o dia 9 de junho. Mais informações estão disponíveis na página principal do site da Sema.

http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5586

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.