VOLTAR

Último curso de guarda-parques reúne gestores e guarda-parques do Amapá

Amazônia Brasil Rádio Web - http://chicoterra.com/
11 de Dez de 2017

Último curso de guarda-parques reúne gestores e guarda-parques do Amapá

Amazônia Brasil Rádio Web

O último Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências para a Gestão Territorial está sendo realizado entre os dias 09 e 16 de dezembro de 2017 no Hotel Atalanta. O curso reúne gestores de unidades de conservação e guarda-parques formados, que atuam em ações de conservação.

Os temas serão abordados em 4 módulos intensivos, nas áreas de Comunicação, Unidades de Conservação, Gestão Territorial e Ferramentas técnicas, totalizando a carga horária de 100 horas-aula. É adotado um conceito educacional amplo, direcionado a educação / tranformação de adultos, através da metodologia CHA (Conhecimento - Habilidade - Atitude). Isso possibilita a troca de experiências entre gestores, guarda-parques/lideranças comunitárias durante o curso.

O Amapá tem 71% do seu território em áreas protegidas, o curso tem como objetivo fortalecer a gestão de unidades de conservação, por meio de capacitação de guarda-parques e gestores. O projeto teve 6 edições do Curso de Formação de Guarda-Parques e 2 edições do Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências, formando cerca de 150 pessoas para trabalhar na conservação de áreas protegidas. Essas áreas têm fundamental importância na proteção da cultura de populações tradicionais, e buscam minimizar os impactos decorrentes do desmatamento e uso excessivo dos recursos naturais.

O Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências foi desenvolvido em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA).

https://chicoterra.com/2017/12/11/ultimo-curso-de-guarda-parques-reune-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.