VOLTAR

UFSCar cria papel de plástico reciclado

OESP, Vida, p. A14
22 de Abr de 2009

UFSCar cria papel de plástico reciclado

Brás Henrique
Ribeirão Preto

Depois de mais de dez anos, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) terminaram o desenvolvimento de um papel sintético de plástico reciclado, que poderá se tornar uma solução ambiental. Agora, o objetivo é buscar parcerias para produção em escala industrial.

Para a coordenadora do projeto, Sati Manrich, ele pode substituir o papel de celulose, mesmo o reciclado, que é mais poluente e mais água. "O aspecto lembra um papel mais nobre, mais brilhante. E é mais fácil de se escrever com caneta", diz. Para a fabricação são usados potes de alimentos, de materiais de limpeza, garrafas, copos descartáveis e sacos plásticos.

O produto pode ser usado para fabricação de embalagens de DVDs, etiquetas, rótulos, mapas, manuais, cartões, catálogos e livros. Segundo os pesquisadores, dura duas vezes mais que o convencional.

OESP, 22/04/2009, Vida, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.