VOLTAR

UFMT lança edital do Programa de Inclusão Quilombola

UFMT ufmt.br
04 de Ago de 2017

Reforçando seu compromisso com a pluralidade, com a diversidade e com o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade para toda a comunidade, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou nesta sexta-feira (4), o edital do Programa de Inclusão Quilombola (Proinq). Em sua primeira edição, ele ofertará 100 vagas, distribuídas nos Câmpus do Araguaia, de Cuiabá, de Rondonópolis e de Várzea Grande.
"O Proinq é a materialização de uma conquista que desde 2013 ocorreu na UFMT em diálogo com os movimentos das comunidades quilombolas. Os quilombolas de Mato Grosso apresentaram à UFMT essa reivindicação, o Programa foi aprovado em 2016 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), e agora se torna realidade", afirma a pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, acrescentando que a proposta foi amplamente discutida na UFMT durante dois anos, em diálogo com as comunidades quilombolas, Conselho de Políticas de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), todos os segmentos da Universidade e também com outras instituições governamentais como a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).
O acesso à graduação será feito por meio de um processo seletivo específico. "É preciso compreender que este processo quer chegar onde as comunidades estão, garantindo ampla participação dos quilombolas. Por isso, os locais de realização das inscrições e provas serão nas escolas, conforme está no edital", reforça a professora Erivã Velasco.
Inscrições e etapas
As inscrições para o processo seletivo específico, composto por prova objetiva e redação, serão feitas entre 14 e 18 de agosto, em escolas quilombolas nas cidades de Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Para a candidatura, os interessados deverão apresentar o requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado, autodeclaração de ser quilombola e carta de apresentação. As documentações estão anexadas ao edital e também disponíveis na página da GEC.
As provas objetivas e de redação acontecerão no dia 27 de agosto. O resultado final e a convocação para a matrícula acontecem no dia 8 de setembro. A matrícula acontece entre 11 e 15 de setembro na primeira convocação e entre 18 e 22 de setembro na segunda chamada.
O programa
Executado pela Prae em parceria com a Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (Sari), por meio da Gerência de Exames e Concursos (GEC), responsável pela execução do processo seletivo específico, além da Seduc que, por meio de Termo de Convênio firmado com a UFMT, dará apoio e suporte na publicidade, na organização da seleção nas escolas quilombolas e na divulgação nas comunidades, o Proinq ofertará vagas até 2025, totalizando a oferta de mil vagas durante o período. Nesta primeira edição, em virtude de um calendário acadêmico diferenciado, o Câmpus de Sinop não está incluído no processo seletivo específico.
"Os quilombolas, jovens e adultos, esperam com ansiedade este momento e agora nos prepararemos para recebê-los em 2017/2. É uma resposta fundamental à garantia de direito à educação de nível superior de parte da população brasileira ainda muito alijada e a UFMT tem responsabilidade em garantir que mais esse grupo, que tem trajetória histórica própria e relações territoriais específicas, entrem e permaneçam concretizando uma luta histórica", finaliza a pró-reitora.

http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/36812/Cuiaba

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.