VOLTAR

Ufes e comunidades indígenas firmam parceria para curso de Licenciatura Indígena

Universidade Federal do Estpírito Santo - http://www.ufes.br
Autor: Lais Rocío
27 de Nov de 2014

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu representantes de comunidades indígenas para uma reunião com o objetivo de estabelecer vínculos institucionais entre a Ufes e as comunidades para o projeto que vai oferecer curso superior intercultural, interdisciplinar e bilíngue para professores de Educação Básica que estejam atuando em Escolas Indígenas.

O encontro aconteceu nesta terça feira, 25, e contou com a presença de membros da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci) e do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) .

O projeto político-pedagógico do curso foi aprovado em agosto deste ano para a universidade e faz parte do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), a ser realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Processo seletivo

A previsão é que o processo seletivo seja realizado em julho de 2015, com a oferta de 70 vagas. As aulas serão ministradas na Base Oceanográfica, no campus de Aracruz e no CCHN, em Goiabeiras. O objetivo é promover qualificação em nível universitário para educadores de escolas indígenas de Ensino Fundamental e Médio.

"Há alguns anos, a equipe da Universidade, junto a comunidades indígenas, vem elaborando este projeto político-pedagógico. Espero que possamos oferecer essa chance de educação nas comunidades indígenas, para que elas sejam merecedoras de seus direitos de cidadania e que possa ser respeitada a diversidade cultural do país", destacou o reitor Reinaldo Centoducatte.

http://www.ufes.br/conteudo/ufes-e-comunidades-ind%C3%ADgenas-firmam-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.