VOLTAR

UEMS participa da 1ª edição do Agroecoindígena em Miranda

O Progresso - http://www.progresso.com.br
07 de Jun de 2016

Professores, alunos e técnicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram da 1ª edição do Agroecoindígena 2016, realizado no último final de semana, na cidade de Miranda. O evento teve como tema o "Fortalecimento da Agroecologia em Terras Indígenas do Pantanal Sul-mato-grossense".

O evento integrou o 1o Encontro dos Agricultores e Agricultoras Indígenas, a 1ª Feira de Etnovariedades Indígenas, o 1o Encontro dos Xamãs Indígenas, o 1o Seminário de Sistemas Agroflorestais Indígenas e o 1o Encontro de Concepção do Curso Superior de Agroecologia Indígena.

O Agroecoindigena 2016 foi realizado pelo "Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (CAIANAS)", composto por anciãos, homens, mulheres, jovens e lideranças indígenas da Terra Indígena Cachoeirinha. Cerca de 1,2 mil pessoas, entre indígenas das etnias Guató, Kinikinau, Terena e Guarani, e não indígenas.

"Esse evento oportunizou um espaço da dimensão da Agroecologia Indígena, e a sociedade não indígena teve oportunidade de conhecer a importância histórica, cultural, econômica, social e ambiental dos povos indígenas para humanidade. Mostramos que a gestão sustentável dos nossos territórios resulta em impacto positivo global, especialmente para conservação da biodiversidade do Cerrado e Pantanal", disse Leosmar Antônio, coordenador da organização CAIANAS.

O professor Rogério Ferreira da Silva, que esteve presente na organização do evento, ressalta a importância da participação da UEMS, pois o foco do mesmo é dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos indígenas na conservação do Pantanal, na promoção do diálogo de saberes e no fortalecimento das práticas sustentáveis.

Os professores Walteir Betoni, representando a Reitoria, e Daniele Aro, juntamente com os alunos da unidade universitária de Glória de Dourados, tiveram a oportunidade de conhecer todas as atividades desenvolvidas pelas comunidades indígenas, principalmente a integração de práticas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais.

Agroecoindígena 2016

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda, UEMS, EMBRAPA, AGRAER, Secretaria de Agricultura Familiar (SEPAF); Projeto GATI/PNUD/FUNAI; IFMS; UFMS; UFGD; Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena (SPPPI), Instituto Terena de Educação Intercultural; Programa Rede de Saberes "Permanências de Indígenas no Ensino Superior".

A programação contou com oficinas de apicultura e meliponicultura, propagação de guavira, baru e pequi, propagação de orquídeas, processamento de alimentos à base de mandioca, processamento de frutas, artesanatos com fibras de plantas, entre outros temas, além de Roda de Diálogo de Saberes, debates, e momentos espirituais e culturais.

http://www.progresso.com.br/cidades/uems-participa-da-1-edicao-do-agroe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.