VOLTAR

Uberaba participa de Encontro Quilombola

Jornal de Uberaba https://www.jornaldeuberaba.com.br
25 de Jul de 2018

O curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais partiu para a imersão prática e realizou visita ao Quilombos do Cercado e São Domingos, em Paracatu/MG, no último fim de semana. Cerca de 15 professores estavam presentes, incluindo a representante da Fundação Cultural por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, Carmen Amâncio, e a chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), Daniela Velludo.
As atividades são promovidas pela Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) através da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O curso é uma das ferramentas de cumprimento da Lei 10.639, que indica a inserção da discussão étnico-racial nas escolas. Carmen explica que a vivência teve como principal objetivo compreender como se materializam as políticas públicas para a educação escolar quilombola dentro dessas comunidades. "A vivência em campo nos trouxe resultados que evidenciam lacunas entre o consenso jurídico em torno das questões raciais e a materialização das conquistas na prática. Mostram algumas contradições envolvidas no processo de construção da identidade quilombola na educação e no autoconhecimento da comunidade. Apontam a resistência quilombola na luta por seus direitos a escolarização, terras, sobrevivência e futuro melhor. Evidenciam o papel da história oral, da cultura e da ancestralidade no âmbito da organização comunitária, como também salientam alguns vácuos deixados pela ausência da educação escolar no referido espaço e os silenciamentos da cultura quilombola nos currículos das escolas que atendem estudantes da comunidade, naquele espaço."
Carmen ainda conclui que "as universidades e as escolas têm papel importante no cumprimento de uma das metas da política de extensão: contribuir para a justiça social no País diante da necessidade de ampliar os direitos das comunidades quilombolas, como é o caso da educação escolar."
O curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais segue em movimento. No segundo semestre haverá também Seminários Temáticos, estudos orientados e divulgação científica. As aulas ocorrem até dezembro de 2018, ministradas por profissionais da Fundação Cultural de Uberaba e das Universidades envolvidas, com oficinas e debates.

https://www.jornaldeuberaba.com.br/uberaba-participa-de-encontro-quilom…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.