VOLTAR

Ubatuba terá curso de implantação e manutenção de trilhas de ecoturismo

Diário de Taubaté - www.diariotaubate.com.br
24 de Jun de 2010

Visando o apoio, a implementação e a gestão das Unidades de Conservação do município, será realizado em Ubatuba um curso de extensão universitária e treinamento para a capacitação para o manejo adequado das trilhas, bem como a suas implantações em bases sustentáveis.

O planejamento adequado e a manutenção frequente de trilhas são fundamentais para a sustentabilidade e viabilidade das atividades de ecoturismo. Neste sentido, a Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA), o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), a Prefeitura de Ubatuba, o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), a Escola Municipal Tancredo Neves, a Unisantos e a To na Trilha & Ambiente se uniram para a realização deste curso.

"Ubatuba é reconhecida como campeã de preservação da Mata Atlântica, com uma diversidade de modalidades e classificações de trekking, trilhas com enfoque na educação ambiental, na observação de aves, na aventura, no esportivo com superação de limites, no cultural, ou no simples contato com a natureza. E os níveis de dificuldade também são variados com caminhadas leves, moderadas e difíceis, sendo acessível a diversos tipos de público", afirma o secretário municipal de Turismo, enfatizando a importância do curso.

O curso acontecerá nos dias 12 a 16 de julho no Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba) e serão abordados: análise de sítio, mapeamento, planejamento do traçado e manutenção de trilhas. Além disso, haverá a aplicação prática dos aspectos teóricos apresentados, resultando na elaboração e na execução de atividades de manutenção de uma trilha já existente. Para se inscrever e conhecer a fundo o conteúdo teórico e prático basta acessar o site www.cursoubatuba.blogspot.com.

http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=19145

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.