O Globo - https://oglobo.globo.com/
12 de Out de 2024
Txai Suruí em segunda participação na Flip 2024: 'Somos nós, povos indígenas e quilombolas, que estamos apagando fogo'
Ativista fechou a programação do sábado ao lado do escritor e analista ambiental Pablo Casella
12/10/2024
Anunciada de última hora por causa da magnitude das queimadas nos últimos meses em diversos estados do país, a mesa "Cessar o fogo" fechou o sábado na Flip 2024 com o escritor e analista ambiental Pablo Casella e a ativista Txai Suruí, esta em sua segunda participação na programação principal desta edição. A partir de suas experiências na conservação e luta contra emergência climática, os dois abordaram principalmente a questão dos incêndios criminosos.
- É contra o fogo ou contra as pessoas que estão colocando fogo que a gente está lutando? - pontuou Txai, que ressaltou o trabalho dos voluntários de brigada em territórios indígenas e quilombolas. - Tem que ser fortalecida essas brigadas: 70%, 50% das brigadas são indígenas, 20% quilombolas. Somos nós, povos indígenas e quilombolas, que estamos apagando esse fogo.
A ativista convidou a todos para se juntarem às comunidades que estão ocupando as ruas em protesto.
- Estamos chamando atos contra queimadas e pela revolução agrária. E vamos continuar chamando para dizer que a gente não aceita esses projetos de morte para nós. Convido todos vocês a irem para a luta conosco - disse a jovem, moradora de Porto Velho, Rondônia. - Ah, na minha cidade não vai ter? Então chama você lá! Vamos à luta, gente.
A devastação da caatinga e do cerrado, que é menos publicizada do que a da Mata Atlântica e Amazônia, foi um ponto bastante debatido por Pablo, autor de "Contra fogo", publicado este ano pela Todavia.
- No que os olhos se direcionam para a Amazônia, a gente permite que as ações aconteçam nesses outros biomas. Acho que já passou muito tempo de a gente discutir desmatamento zero em todos os biomas.
https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/10/12/txai-surui-em-segun…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.