VOLTAR

TV Senado debate concessões em Parques

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Elmano Augusto
17 de nov de 2011

A TV Senado gravou na tarde desta quinta-feira (17), em seu estúdio, em Brasília, o programa Cidadania que tem como tema A participação da iniciativa privada na exploração de serviços de uso público nos parques nacionais.

Para abordar o assunto, foram convidados o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, e a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB/AM), integrante da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.

Durante a gravação, o presidente do ICMBio e a senadora debateram o convênio assinado pelos ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente que cria grupo de trabalho para definir os modelos de negócio que serão adotados nas concessões nos parques, entre eles as parcerias público-privadas (PPPs).

Rômulo explicou que o objetivo é modernizar a gestão dos parques, abrindo à iniciativa privada a possibilidade de explorar serviços de ecoturismo que, por um lado, criem emprego e renda e, por outro, gerem recursos para serem aplicados na estruturação das unidades de conservação.

A uma dúvida da senadora, segundo ela suscitada pela imprensa, de que agora, depois de estradas e aeroportos, o governo iria privatizar os parques, o presidente do ICMBio deixou bem claro que não se trata de privatização.

Segundo ele, o território e a gestão das unidades de conservação continuarão nas mãos do Estado. O que o governo pretende é conceder apenas serviços de hotelaria, gastronomia e lazer, atividades que normalmente são melhor operadas pela iniciativa privada, mais vocacionada para esse tipo de negócio.

Com isso, reforçou Rômulo, a gestão dos parques nacionais deverá ser melhorada, já que os servidores efetivos, principalmente aqueles mais qualificados, poderão se dedicar a projetos de conservação da biodiversidade e de pesquisa e proteção da fauna ameaçada, conforme as suas especializações.

Apresentado pelo jornalista Betho Almeida, o programa Cidadania com o presidente do ICMBio e a senadora Vanessa Graziottin terá dois blocos de 15 minutos e deverá ir ao ar na semana que vem, com reprises em dias e horários diferentes. Logo que a grade for definida, a Assessoria de Comunicação do ICMBio fará a divulgação. Não perca.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2332-tv-senado-g…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.