VOLTAR

Tuxauas realizam conferência

Folha de Boa Vista-RR
25 de Set de 2001

Os indígenas ligados a entidades que fazem oposição ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) se reuniram no final de semana, na comunidade do Contão, para realizar a I Conferência dos Tuxauas e Organizações Indígenas do Estado de Roraima.
Participaram lideranças da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), Associação Regional Indígena dos rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikom) e Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidcir).
Participaram do evento 35 tuxauas e cerca de 300 índios das diversas comunidades indígenas dos municípios de Uiramutã, Pacaraima e Normandia. O principal assunto abordado foi a homologação da demarcação das terras indígenas Raposa e Serra do Sol em áreas isoladas, e não em área única como defende o CIR.
A Sodiur abordou o tema "O Progresso e o Índio", que discutiu as políticas públicas no contexto do futuro das comunidades indígenas. Tratou-se ainda da questão da reforma agrária e o papel dos tuxauas nas comunidades e nas organizações indígenas como demarcação de terras, saúde, educação e redes viárias.
Um dos objetivos do encontro foi elaborar projetos de desenvolvimento sustentável com a participação de técnicos e, através deles, buscar recursos junto ao Governo Federal para executá-los.
O indígena Terêncio Lima foi escolhido conselheiro-geral da Raposa/Serra do Sol, e mais dez líderes foram eleitos para acompanharem os projetos que serão enviados para Brasília. Um dos projetos é a construção de um colégio agrícola na região. Políticos locais também participaram do evento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.