VOLTAR

Turistas que visitaram o Parque Estadual de Vila Velha encontraram os portões fechados e trabalhadores em greve

A Rede - http://arede.info/
10 de Mai de 2014

Hoje pela manhã, funcionários da Paraná Projetos, autarquia que administra o Parque Estadual Vila Velha, cruzaram os braços e paralisaram o funcionamento do principal ponto turístico de Ponta Grossa.

Segundo Murilo Milléo, diretor do sindicato da categoria, o motivo da greve é o atraso constante do pagamento salarial dos trabalhadores, que pela terceira vez não recebem o valor em dia. Milléo relata que a Paraná Projetos informou que o salário será pago na próxima terça feira (13), porém os trabalhadores afirmaram que só voltarão a trabalhar quando o pagamento for efetuado.

Hoje, uma família do Rio Grande do Sul, e um grupo de Penápolis, no interior de São Paulo, que vieram pela primeira vez visitar o parque, tiveram que voltar para a casa sem conhecer o ponto turístico.

De acordo com Fernando Lisboa, superintendente da Paraná Projetos, a paralisação é ilegal e tem motivações políticas. "O sindicato desconhece a lei que diz que qualquer greve tem que ser avisada com 72 horas de antecedência, e eles decidiram isso na manhã de hoje [10] sem avisar a empresa", comenta. "Enquanto isso, blogs financiados por partidos políticos já tinham essa informação, enquanto a empresa não foi comunicada", completa.

Lisboa também assegura que o Parque funcionará neste fim de semana. "Oito funcionários efetivos pararam, e outros oito continuam trabalhando. Para completar o quadro, chamamos quatro estagiários de extrema competência e outros sete voluntários, que já trabalharam aqui 10 vezes e conhecem muito bem toda a estrutura e as trilhas existentes", garante, ressaltando que mais de 80 famílias visitaram o ponto turístico neste sábado.

Para Milléo, a convocação de estagiários é um risco à segurança de turistas e frequentadores. "Quem conhece o Parque são os funcionários efetivos, e essa estratégia [chamar estagiários] é um risco para a segurança dos frequentadores", acredita. Ele destaca que os funcionários devem voltar às atividades na segunda-feira, quando o pagamento for efetuado.

http://arede.info/ponta_grossa/greve-paralisa-o-funcionamento-parque-es…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.